quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

MACEIÓ: ELEITA A MAIS BELA CIDADE DO BRASIL.

Em enquete do iG, Maceió foi eleita a cidade mais bonita do Brasil ultrapassando Rio, Salvador e Florianópolis. As belezas de Recife, João Pessoa, Fortaleza também foram lembradas pelos leitores. A Taba ficou de fora. Segue texto do portal:
A orla bem cuidada, com iluminação e pavimentação em dia, aliada à beleza natural das praias de águas mornas ajudaram Maceió a ficar em primeiro lugar na disputa das mais belas cidades brasileiras. Com 21992 votos – 38% do total –, a capital de Alagoas disparou na preferência dos leitores do iG, deixando para trás outras capitais como Rio de Janeiro, Salvador, Florianópolis, São Paulo e Brasília.


A votação feita em tempo real com uma ferramenta inovadora durou três dias. Declarada patrimônio mundial da Unesco, a paisagem do Rio de Janeiro chegou a liderar a pesquisa nos primeiros dias, mas foi ultrapassada na reta final, encerrando em segundo lugar, com 17274 votos dos leitores.
Apesar de polêmica, a beleza urbana de São Paulo ficou com a terceira posição. Florianópolis, Salvador e Brasília ficaram, respectivamente com o quarto, quinto e sexto lugares.


A capital de Santa Catarina recebeu 4614 votos, enquanto a capital baiana foi escolhida por 2967 leitores. As curvas em concreto assinadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que marcam a paisagem de Brasília tiveram os votos de 1660 internautas.
Maceió (pronuncia-se AFI: [masejˈjɔ] link=. ouça) é um município brasileiro, capital do estado de Alagoas, situado na microrregião homônima e mesorregião do Leste Alagoano, Região Nordeste do país. Ocupa uma área de 510,655 km²,3 estando distante 2 013 quilômetros de Brasília, capital federal. É o município mais populoso de Alagoas, e sua população em 2014, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 1 005 319 habitantes, sendo a décima quarta capital brasileira a ultrapassar a marca de um milhão de habitantes residentes, e a quinta do Nordeste. Integra, com outros dez municípios alagoanos, a Região Metropolitana de Maceió, totalizando cerca de 1 160 393 habitantes em 20077 , sendo o mais populoso de Alagoas, o 17º de todo o país e o 73º do continente americano.


A cidade tem uma temperatura média anual de 25 a 29 graus centígrados. Na vegetação original do município, pode-se observar a presença de herbáceas (gramíneas) e arbustivas (poucas árvores e espaçadas). Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,75 por cento, seu Índice de Desenvolvimento Humano é de 0,735, considerado médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o primeiro do estado.


Faz divisa com cidades como Rio Largo, Satuba, Marechal Deodoro, Paripueira entre outras às quais é ligada pelas BR-101, BR-104, BR-316 e AL 101, Maceió é a principal cidade do estado e, atualmente, vive um intenso crescimento econômico e de infraestrutura, sendo uma cidade considerada capital regional A, segundo a hierarquia urbana do Brasil. É o maior produtor brasileiro de sal-gema. Seu setor industrial diversificado é composto de indústrias químicas, açucareiras e de álcool, de cimento e alimentícias. Possui agricultura, pecuária e extração de gás natural e petróleo. Possui o maior produto interno bruto do estado, 9 143 488 000 reais: o 41º maior do país.


As festividades realizadas na cidade anualmente atraem uma enorme quantidade de turistas. Podem ser citados o Maceió Forró e Folia, Maceió Music Festival e o extinto evento carnavalesco Maceió Fest9 , além de suas festas de natal e réveillons como o Réveillon Absoluto e Réveillon Celebration.10 Conta com importantes monumentos, museus, como o Museu Palácio Floriano Peixoto, o Museu Théo Brandão, o Teatro Deodoro. Foi desmembrada em 1839 da antiga Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, atual cidade de Marechal Deodoro. Sempre conhecida como "Cidade-Sorriso" e "Paraíso das Águas", hoje é considerada como o "Caribe Brasileiro", devido às suas belezas naturais, que atraem turistas de todo o mundo.


Maceió é a cidade que mais cresce no Nordeste, 4° no Brasil e 71° no mundo , de acordo um relatório da fundação City Mayors , dedicado a estudos urbanos . Crescimento acelerado que pode tornar a capital alagoana no 3° mais populoso município do Nordeste , superado apenas por Salvador e Fortaleza. Desafio para as autoridades locais, que estão investindo maciçamente na industria do turismo ,para melhorar a renda e o bem estar do alagoano.


TONY

Nenhum comentário:

Postar um comentário